A tua colaboração é essencial para um mundo mais verde!

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la"
Cícero

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

10 mandamentos da ecologia


Amarás a Natureza como a ti próprio. O objectivo é reduzir o uso de recursos e evitar o desperdício. Plante e cuide.

Deixarás o carro estacionado à porta de casa. Andar a pé, de bicicleta ou utilizar os transportes públicos é um bom meio de reduzir a nossa pegada ecológica.

Não deixarás televisões, electrodomésticos e outros aparelhos ligados quando não for necessário. Siga as regras utilizadas na casa dos nossos avós: desligar a luz sempre que se sai de uma divisão da casa. E esine as crianças a fazer o mesmo.

Comerás uma refeição vegetariana uma vez por semana. E quanto às outra refeições, não vem mal ao mundo se os chamados "restos" forem utilizados para confeccionar a refeição seguinte. Poupará não só recursos como tempo e dinheiro.

Dirás não ao plástico. Sempre que for ao supermercado lembre-se de reutilizar os sacos de plástico, por exemplo. Pequenos gestos do dia-a-dia que pouparão milhares de árvores.

Guardarás as florestas, pois a vida depende delas. O planeta também é dos que ainda estão para nascer. A responsabilidade de lhes deixar uma terra destruida também será sua.

Optarás por produtos biodegradáveis ou seja, ambientalmente correctos. Existem muitos, demasiados até, que não se degradam na Natureza. Esteja atento quando for às compras.

Nunca te esquecerás de manter os filtros do sistema do ar condicionado e ventilação sempre limpos para evitar desperdício de energia eléctrica.

Pouparás papel. Usarás os dois lados do papel, preferirás o email, pensarás duas a três vezes antes de imprimir cópias e guardarás os teus documentos em suporte digital, substituindo o uso do papel ao máximo.

10º Beberás água da torneira. Salvo raras excepções, a água que sai das torneiras é perfeitamente adequada ao consumo diário. Nos Estados Unidos da América, por exemplo, utilizam-se mais de dois milhões de garrafas de plástico em cada hora que passa. Onde acabam? Nos rios ou no mar. Reutilize as garrafas e volte a enchê-las.

in revista Máxima

Bem-vindos

Este blog foi criado para expor o nosso trabalho de Área de Projecto, da escola Secundária de Bocage. Iremos divulgar o nosso trabalho ao longo do ano lectivo, descrevendo-o de forma mais detalhada e precisa possível, com entradas semanais.

Iremos abordar:
-O problema a resolver;
-Principais objectivos;
-As diferentes etapas do projecto;
-Actividades a realizar;
-Entidades/Autoridades envolvidas além do grupo;
-Apresentação do trabalho final;
-Anexos de sensibilização para o problema.