A tua colaboração é essencial para um mundo mais verde!

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la"
Cícero

quarta-feira, 24 de março de 2010

Palestra do ENA

No dia 20 de Janeiro de 2010, tivemos o grande privilégio de assistir à palestra que a "Agência de Energia e Ambiente da Arrábida" deu na nossa escola (depois de uma serie de alterações do local). Esta oportunidade única, que nos foi dada pela professora Anabela Ramos, Directora de Turma, levou-nos a conhecer o plano do ENA no campo da reciclagem de óleos usados.

Esta plano, que passa por uma viagem na "rota de óleos usados", tem em vista atingir um público variado como, por exemplo, as escolas. As acções nas escola em Portugal foram divididas em 2 fases:

1ª fase:

- Distribuição de tripticos;

- Colocação de cartazes informativos;

- Oferta do Manual do Professor, informativo, de forma a usar os professores como vector para a sensibilização dos alunos;

2ª fase:

- Acções de sensibilização (palestras, exposições, etc);

- Autocolantes para os alunos;

- Passaportes para os alunos, a preencher sempre que entregam uma garrafa de óleo usado, com um prémio quando o passaporte estiver completo;

- Kits pedagógicos (material didáctico, panfletos, etc)

Quanto ao Grande Público as acções passarão por:

- Entrega de tripticos e flyers nos locais de recolha;

- Afixação de paineis de sinalização do local de entrega do óleo;

- Oferta de funis nos locais de entrega para facilitar a recolha do óleo em casa.

Apesar de o projecto estar bem encaminhado, o ENA tem encontrado vários obstáculos . Por exemplo, na criação dos pontos de recolha, que necessitarão de supervisionamento por pessoal qualificado (pois o oleo é uma substância perigosa) e no estabelecimento de datas fixas e rigorosas de recolha de óleo.

ATENÇÃO!!

Enquanto os nossos "colegas" tratam de reciclar os óleos, nós podemos ajudar à nossa maneira. Mas como? ´
Utilizando o óleo de várias formas. Aqui ficam umas dicas para a reutilização do óleo em casa:

  1. Após a fritura dos alimentos, coloca umas rodelas de batata crua. A batata irá absorver grandes partes do sabor do óleo.

  2. Mantem o óleo sem restos de comida. Filtra o óleo sempre que se acumularem sedimentos. Podes utilizar um simples filtro de café para essa tarefa

  3. Limpa a fritadeira com regularidade. Se utilizares detergente para a lavar, deves no final passar com vinagre diluído para neutralizar possíves restos de detergente.

  4. Tapa bem a fritadeira quando não a estiveres a usar para proteger o óleo do contacto com a luz e o ar.

"Vamos Utilizar Bem a Energia na nossa Escola"


Durante este 2º periodo, para além do Eco-Percurso, a Missão Verde também esteve envolvida noutras actividades.
Em parceria com o Clube de Ambiente da escola, foi elaborado o relatório "Vamos Utilizar bem a Energia na nossa Escola", proposto pelo ENA (Agência de Energia e Ambiente da Arrábida). Este consiste num estudo detalhado dos gastos e desperdícios energéticos do nosso estabelecimento de ensino e na enumeração de medidas economizadoras dos mesmos.
Para redigir este documento contou-se com a grande ajuda do mesmo relatório realizado por dois alunos, durante o ano lectivo passado, também no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Oferecemos-lhes os nossos sinceros agradecimentos. Estamos também gratos à escola por disponibilizar as facturas de consumo de gás e electricidade do ano 2006 até o ano 2009. Esses dados relevaram-se de grande importância para determinar os gastos de energia sazonais.
Apesar de alguma dificuldade em adquirir informação de modo a cumprir os termos estabelecidos pela entidade organizadora, o relatório foi entregue dentro dos prazos temporais. Neste momento o projecto evoluiu para a fase de implemetação de medidas, das quais faz parte a sensibilização que advirá do Eco-Percurso.